No dia 13 de março, 1º Domingo da Quaresma, foi lançada oficialmente em todas paróquias e comunidades da IECLB o Tema do Ano para 2011: Paz na Criação de Deus - Esperança e Compromisso.
O lema bíblico que acompanha o tema vem do Evangelho de Lucas 2.14: Glória a Deus e paz na terra.
Compartilhamos trechos da pregação da Pa. Eliana Weber.
Graça e Paz da parte daquele que ontem, hoje e amanhã é sempre o mesmo. Amém.
Hoje, 1 Domingo da Quaresma, todas as comunidades da IECLB estão sendo motivadas a realizar o lançamento do novo tema e lema da igreja para este ano.
A ecologia, o meio ambiente, é o tema que irá permear as comunidades em sua reflexões, e ao mesmo tempo, um convite, um chamado à ação. Um tema extremamente urgente, que tem a ver com a nossa vida, que tem a ver com a nossa relação com aquele criado por Deus em perfeita harmonia, onde tudo está interligado entre si.
As mudanças climáticas são mais do que mera questão ambiental, elas constituem um desafio urgente que toca não apenas em uma questão de sobrevivência, mas, sobretudo, no
centro da nossa fé.
Em Gênesis 1: E Deus viu que tudo o que havia criado era muito bom. Se tudo era muito bom, então compreendemos que tudo o que foi criado por Deus tem a sua razão de existir e precisa ser respeitado. Porque agredir a criação de Deus, é agredir o próprio Criador. A Vida
exige empenho e responsabilidade. A Vida requer cuidado.
Os efeitos da irresponsabilidade humana e o seu descuido para com a vida do Meio Ambiente estão sendo percebidos em todos os países e continentes.
Grandes volumes de água em pouco tempo e por outro lado a completa escassez de água. Terremotos, tsunamis, Inundações, quantas cidades e áreas rurais que foram praticamente arrastadas pela força das águas. Só neste ano de 2011 as notícias sobre o desequilíbrio ambiental tem ocupado grande parte dos noticiários.
Em 1930, Sigmund Freud escreveu seu famoso livro O mal-estar na cultura: “no lugar dos valores da vida se preferiu o poder, o sucesso e a riqueza, buscados por si mesmos”. Hoje tais fatores ganharam tal magnitude que o mal-estar se transformou em uma verdadeira miséria na cultura. Onde nós vemos isso? A miséria na cultura, se revela por dois sintomas verificáveis mundo afora: pela generalizada decepção na sociedade e por uma profunda depressão nas pessoas. Elas têm razão de ser. São conseqüência da crise de fé pela qual está passando o sistema mundial. De que fé se trata, uma vez em que Deus já não mais é o centro da vida humana? A fé no progresso ilimitado, que não questiona os impactos ambientais, e a fé em si mesmo, no ter e na aparência. Disso se resulta a perda da medida e a completa permissividade. Tudo pode, tudo é normal! O que diretamente leva ao segundo sintoma acima mencionado: a depressão. E a pergunta intrínseca que fica: pode haver qualidade de vida também para as futuras gerações se o que move as pessoas é este tipo de fé?
Deus amou o mundo de tal maneira que deu o único filho, para que todo aquele que Nele crê não perece, mas tenha a vida eterna( Jo 3.16). A criação de Deus é sagrada e possui limites. Assim como no relacionamento humano existem limites que não podem ser violados. Os Mandamentos não são outra coisa senão limites. Aquele lixo que escapa lá na minha rua, entope as bocas de lobo, vai parar nos rios, intoxica as águas e vai parar nos oceanos.
Sabemos que temos que mudar se quisermos continuar. E ainda há sinais de Paz e de Esperança. Ainda existem pessoas que amam a vida e que lutam por ela. Já se notam pequenas mudanças, atitudes que representam os valores perenes da “condição humana”. É urgente que façamos o certo: como famílias, como casais, como pais, precisamos nos esforçar para adquirir hábitos saudáveis, que eduquem nossos filhos para a paz e para o amor. Se quisermos um mundo melhor, temos que formar pessoas melhores: gente que coloque a Deus em primeiro lugar, gente que ame a Vida, gente que trata seu semelhante e ao menor da criação com respeito e amor.
O tema do Ano aponta para as palavras: Esperança e Compromisso. Esperança e Compromisso são palavras inseparáveis. O Compromisso depende da Esperança assim como a Esperança depende do Compromisso.
Deus pede que mudemos de Vida! Se todos nos unirmos, salvaremos o Planeta e viveremos esta Paz pela qual Jesus enfrentou sofrimento e morte na Cruz. Que a reflexão nas nossas 1 mil e oitocentas Comunidades possam semear muita esperança e chamar muita gente ao arrependimento e ao compromisso.
Não há futuro seguro sem que Deus seja convidado a ser o ator principal. Tudo aquilo que na nossa vida e que na vida do mundo não corresponde à vontade de Deus, nós temos que depositar nas mãos daquele que morreu para que nós pudéssemos ser salvos. Isso, essencialmente significa Quaresma.
Que Deus nos proteja, nos mantenha firmes, unidos, comprometidos e movidos por uma esperança que quer um mundo melhor, de paz, igualdade e justiça! Amém
Pa. Eliana Weber - 13 de março de 2011.