Derrubem este templo, e eu o reconstruirei em três dias ( João 2. 19). Jesus disse estas palavras ao povo judeu presente em uma casa de oração. Mas eles não entenderam o que Jesus queria dizer com isso. Nem os discípulos o entenderam.
O que Jesus viera fazer, quem era ele, que significavam suas palavras? Os judeus pensaram que Jesus estava falando do Templo de pedra, que levara 46 anos para ser construído, destruído e que ele reconstruiria em três dias.
Não podemos ter duvidas sobre o que Jesus veio fazer em nosso meio. Ele morreu, mas no terceiro dia ressuscitou. Este é o templo do qual Jesus esta falando. Sua própria vida, destruída e reconstruída em três dias. Esta verdade fundamental nos precisamos compreender para a nossa salvação. Cristo na cruz venceu o poder da morte e não ha nada que esteja fora de seu alcance ou de seu domínio. A vida ate pode devastar, mas a fé pode reconstruir. Ou ainda em outras palavras, o que a vida arrasa, a luta reconstrói. E porque? Porque Cristo vive em cada um de nos.
Embora não seja Páscoa o tempo todo na nossa vida. Tao pouco o deveríamos querer. Não se chega a Páscoa, sem antes ter que passar pela dor da sexta feira santa. É oficio dos olhos chorar os excessos da alma.
Quaresma, crescimento interior, encontrar a Paz interior, refletir prioridades. Mas será só isso? A Quaresma é o tempo que prepara a Pascoa. É um tempo de escuta da Palavra de Deus e de mudanças profundas. Tempo de fazer memória de nosso Batismo e de avaliar a qualidade de nossa vida cristã. Tempo de reconciliação com Deus e com o próximo.
A Quaresma nos oferece a oportunidade de discernir em oração e em comunidade qual a autêntica sabedoria e a quem seguir. Quaresma, tempo de ficarmos disponíveis para que Deus possa mexer na nossa vida! Um abençoado e fecundo tempo de quaresma para ti. Amém.
Pa. Eliana Weber